sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Dicas Para o Lar



Cuidado com os sapatos de inverno: como guardá-los durante o verão.




Atualmente, a moda está super diversificada e sem muitas regras; basta usar a criatividade para criar um look bacana e atual. Mas, para não comprometer o visual, os sapatos precisam estar sempre em bom estado.
Como as temperaturas têm oscilado bastante, mesmo no verão temos tido alguns dias mais frescos. Nessas ocasiões, podemos usar alguns sapatos ou botinhas abertas, como as ankle boots, com roupas de verão para equilibrar o look de um jeito bem moderno.
Mas, no calor, não usamos aqueles sapatos mais fechados e quentes, como botas de cano longo e modelos forrados. Por isso, precisamos guardá-los com muito cuidado, para que, quando o frio chegue, eles estejam bem conservados e prontos para usar!

Preste atenção aos cuidados:
- Guarde os sapatos sempre limpos (até as solas) e bem secos (de transpiração), para não ficarem com mau cheiro ou mofo. Antes de guardá-los, deixe os pares secarem naturalmente, mas longe do sol, para não danificá-los. Nunca os coloque atrás da geladeira ou dentro do forno, certo?
- Não empilhe sapatos e botas no fundo do armário, porque eles podem deformar.
- A melhor forma de guardar botas de couro de cano longo é em pé. Se elas ficarem dobradas ou deitadas uma em cima da outra, isso pode deformar o couro. Uma sugestão é colocá-las de pé na parte inferior do armário, embaixo de onde ficam pendurados os vestidos.
- Para manter a estrutura do couro e o cano da bota ficar de pé, coloque um papel cartão enrolado dentro dela. Você também pode usar garrafas pet pequenas: basta enchê-las de pedrinhas. Depois, é só colocar as garrafas dentro das botas para elas não tombarem. Lembre-se de que a garrafa deve estar lavada, limpa e bem seca.
- Se você não tem muito espaço no armário e precisa guardar suas botas em outro lugar, prefira colocá-las em caixas de madeira. A madeira absorve a umidade e impede que o mofo se forme! Mesmo assim, é importante verificar se o local onde você vai deixar a caixa não tem umidade. Afinal, ela ficará guardada por algum tempo, sem ninguém mexer.
- Outra opção são caixas para botas feitas de um material plástico chamado pet crystal. Leves, flexíveis e resistentes à umidade, elas são transparentes, facilitam a visualização e podem ser empilhadas, permitindo que você aproveite bem o espaço.
- Não guarde seus sapatos de inverno em caixas de papelão ou de plástico, pois o couro pode mofar.
Seguindo essas dicas, você evita aquela surpresa desagradável de encontrar seus sapatos deformados ou com bolor bem na hora que você quiser usar!



 Dicas de Limpeza com produtos Naturais
Produtos Básicos na Limpeza:Água,Vinagre,Bicarbonato de Sódio,Limão.







Água
A nossa água de todo dia. Faz bem para tudo! Não devemos desperdiçar, pois é um recurso natural não renovável. Mais adiante vou dar umas dicas de como economizá-la.



Vinagre
Além de ser bactericida, serve como desengordurante de diversas superfícies, removendo manchas e odores fortes e limpando panelas, azulejos, vidros, espelhos e vasos sanitários. É só preparar uma solução com uma colher de vinagre em um litro de água e esfregar a superfície com um pano limpo. 


Bicarbonato de Sódio
Dissolvido em água, substitui os produtos de limpeza do banheiro, podendo ser usado para esfregar a louça e os azulejos (esfregue pela superfície, deixe agir por uma hora e enxágue). Também limpa panelas manchadas: é só colocá-lo na panela e levá-la ao fogo até ferver 


Limão
É muito eficiente para eliminar manchas em tecidos e em madeiras. Assim como o vinagre branco, é bom para remover sujeiras das superfícies, especialmente gorduras.

Dicas

Para tirar mofo:
um copo de vinagre
um copo de água
20 gotas de óleo essencial de limão
Depois de misturar aplique sobre o mofo, após retire com pano úmido.


Para tirar manchas de mármore: mergulhe metade de um limão em sal e esfregue sobra a mancha.

Para desentupir o ralo da cozinha: jogue lá dentro uma xícara de chá de bicarbonato, meia xícara de chá de sal e uma xícara de vinagre quente. Deixe agir durante toda a noite e lave com água quente pela manhã.

Para limpar prata, bronze, cobre ou aço inox: faça uma pasta de limão com bicarbonato e aplique. Deixe agir por cinco minutos. Depois esfregue e enxágue bem, dando o polimento com flanela. Para utensílios de alumínio, esfregue o limão, enxágue e dê polimento. 

Para limpar banheiro (1):
Bicarbonato de sódio e água. Faça uma pasta grossa, cremosa e aplique em louças, metais e azulejos. Não estraga a pele das mãos, funciona como um esfoliante e não arranha os metais.

Para limpar banheiro (2): use escova com bicarbonato de sódio e água quente. Para pias, despeje vinagre e deixe descansar durante a noite, enxaguando pela manhã. Para limpar bacias, aplique uma pasta de bórax e suco de limão. Deixe por algumas horas e dê descarga. Ou utilize uma solução forte de vinagre.


Para limpar vidros (1): 1 colher (de chá) de sabão líquido, dois copos de água e uma colher de sopa de vinagre.

Para limpar vidros (2): Misture ½ xícara de álcool, 2 xícaras de água e uma colher de sopa de amoníaco. Coloque luvas e aplique a solução com um pedaço de pano.


Para limpar vidros (3) e tirar gordura: use uma solução de vinagre ou limão diluídos em água.


Para limpar janelas e esquadrias de alumínio: limpá-las uma vez por mês com uma mistura de óleo de cozinha e álcool, em partes iguais. Em seguida é só passar um pano macio ou flanela.


Para limpar pisos de cerâmica: misture no seu balde de limpeza, aproximadamente 3 litros de água morna com 1 xícara de vinagre. Lave o piso como de costume, ficará brilhando.


Para limpar pisos de madeira: adicione uma xícara de vinagre puro para um balde de água, e esfregue levemente em pisos de madeira dura (não encharque). Não precisa enxaguar. Isto manterá o piso brilhante e removerá qualquer gordura ou sujeira.


Para limpar pisos de linóleo e vinil: esfregue o piso com uma mistura de 3 litros de água e 1 xícara de vinagre.


Limpador multiuso: 1/2 colher (de chá) de carbonato de sódio, 1 colher de sabão líquido, dois copos de água quente. Coloque tudo num pulverizador(destes usados para borrifar plantas) agite bastante para que o carbonato de sódio se dissolva e aplique. Remova os resíduos com esponja ou pano. Este é para limpeza pesada.
Para dar mais poder de limpeza ao detergente: acrescente a ele duas colheres (sopa) de bicarbonato, que também pode ser substituído por duas colheres (sopa) de vinagre de qualquer cor.

Fonte: Dicas "da vovó", Greenpeace, Petrobras, Internet.


Isso ai meninas esperam que tenham gostados das dicas!!

Beijinhos.

Roseli



Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *